DiabetesO que é diabetes?

A diabetes é uma doença em que o corpo é incapaz de usar corretamente a glicose (um tipo de açúcar). A glicose se acumula na corrente sanguínea – fazendo com que os níveis de glicose no sangue (por vezes referido como o açúcar no sangue) alcance valores muito elevados.

Existem dois tipos principais de diabetes.

  • No Tipo 1 (anteriormente chamado insulino-dependente ou juvenil), o corpo deixa de produzir a insulina, um hormônio que permite que a glicose encontrada no sangue passe para o interior das células e, na sequência, seja transformada em energia. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar injeções diárias de insulina para sobreviver. Este tipo de diabetes geralmente se desenvolve em crianças ou adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.
  • No diabetes Tipo 2 (anteriormente chamada de diabetes do adulto ou não insulino-dependente) o organismo não produz insulina suficiente e / ou não é capaz de usar adequadamente a insulina (resistência à insulina). Este tipo de diabetes geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso e com história familiar de diabetes, embora hoje ele está ocorrendo cada vez mais em pessoas mais jovens, especialmente adolescentes.

Para evitar as complicações da diabetes é fundamental um controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue, através do uso de medicamentos, dieta e atividades físicas regulares. O tratamento tem que ser feito sob medida para as necessidades específicas de cada paciente, com o acompanhamento periódico para otimização do esquema terapêutico e identificação precoce de eventuais complicações.

A Dra. Maria Carolina Alvarez Ferraz, clínica geral com dedicação especial à diabetes, atende com hora marcada. Para mais informações e agendamento de consultas, entre em contato conosco pelo telefone (87) 3822.5077.