Mamografia Digital

Mamografia
A Mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário.Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

Para tanto é utilizado um equipamento especial que utiliza uma fonte de raios-x, chamado mamógrafo.

É o exame das mamas realizado com baixa dose de raios X em mulheres assintomáticas ou sintomáticas, ou seja, com ou sem queixas relacionadas a mama.

A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. Pode incomodar se for realizado quando as mamas estiverem dolorosas (por exemplo: antes da menstruação). Assim, o ideal é ser feita cerca de uma semana após a menstruação.

A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas. O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente.

Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.

Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos.

Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

A Clínica Valência realiza mamografia, atendendo após agendamento por ordem de chegada, das segundas as sextas-feiras, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.

Procedimentos

• Mamografia Digital bilateral de alta resolução