Densitometria Óssea

Um teste de Densitometria Óssea determina se você tem osteoporose – uma doença que faz com que os ossos se tornem mais frágeis e mais propensos a quebrar.

O teste de densidade óssea aumenta a precisão do cálculo do seu risco de fraturar os ossos, principalmente da coluna ou fêmur.

A Densitometria Óssea usa raios-X para medir quantos gramas de cálcio e outros minerais ósseos são observados em um segmento de osso. Os ossos que são mais comumente testados estão na coluna vertebral, quadril e antebraço.

Os médicos usam testes de densidade óssea para:

• Identificar diminuição da densidade óssea antes de fraturar um osso
  • Determinar o risco de fratura óssea
  • Confirmar um diagnóstico de osteoporose
  • Monitorar o tratamento da osteoporose

Quanto maior o conteúdo mineral mais denso o osso é. E quanto mais denso os ossos forem, mais forte eles geralmente são e menos provável que eles venham a fraturar.

Embora a osteoporose seja mais comum em mulheres idosas, os homens também podem desenvolver a doença. Independentemente do seu sexo ou idade, o médico pode recomendar um teste de densidade óssea em várias circunstâncias, por exemplo:

• Perdeu altura. As pessoas que perderam, pelo menos, 4 cm de altura podem ter fraturas de compressão nas vértebras da coluna, para as quais a osteoporose é uma das principais causas.
  • Fraturou um osso. Fraturas por fragilidade ocorrem quando um osso torna-se tão frágil que rompe com muito mais facilidade do que o esperado. Fraturas por fragilidade às vezes pode ser causadas por uma tosse forte ou espirro.
  • Uso de certas drogas. O uso a longo prazo de medicamentos esteróides, tais como prednisona, interfere com o processo de reconstrução óssea – o que pode levar à osteoporose.
  • Recebeu um transplante. Pessoas que receberam um transplante de medula estão em maior risco de osteoporose, em parte porque as drogas anti-rejeição também interferem com o processo de reconstrução óssea.
  • Teve uma queda nos níveis hormonais. Além da queda natural dos hormônios que ocorre após a menopausa, o estrogênio das mulheres também pode cair durante certos tratamentos de câncer. Alguns tratamentos para o câncer de próstata podem reduzir os níveis de testosterona nos homens. Baixos níveis de hormônios sexuais podem enfraquecer os ossos.

Para mais informações sobre marcação de exames ligue para (87) 3822-5077.