Densitometria Óssea

Um teste de Densitometria Óssea determina se você tem osteoporose – uma doença que faz com que os ossos se tornem mais frágeis e mais propensos a quebrar.

O teste de densidade óssea aumenta a precisão do cálculo do seu risco de fraturar os ossos, principalmente da coluna ou fêmur.

A Densitometria Óssea usa raios-X para medir quantos gramas de cálcio e outros minerais ósseos são observados em um segmento de osso. Os ossos que são mais comumente testados estão na coluna vertebral, quadril e antebraço.

Os médicos usam testes de densidade óssea para:

• Identificar diminuição da densidade óssea antes de fraturar um osso
  • Determinar o risco de fratura óssea
  • Confirmar um diagnóstico de osteoporose
  • Monitorar o tratamento da osteoporose

Quanto maior o conteúdo mineral mais denso o osso é. E quanto mais denso os ossos forem, mais forte eles geralmente são e menos provável que eles venham a fraturar.

Embora a osteoporose seja mais comum em mulheres idosas, os homens também podem desenvolver a doença. Independentemente do seu sexo ou idade, o médico pode recomendar um teste de densidade óssea em várias circunstâncias, por exemplo:

• Perdeu altura. As pessoas que perderam, pelo menos, 4 cm de altura podem ter fraturas de compressão nas vértebras da coluna, para as quais a osteoporose é uma das principais causas.
  • Fraturou um osso. Fraturas por fragilidade ocorrem quando um osso torna-se tão frágil que rompe com muito mais facilidade do que o esperado. Fraturas por fragilidade às vezes pode ser causadas por uma tosse forte ou espirro.
  • Uso de certas drogas. O uso a longo prazo de medicamentos esteróides, tais como prednisona, interfere com o processo de reconstrução óssea – o que pode levar à osteoporose.
  • Recebeu um transplante. Pessoas que receberam um transplante de medula estão em maior risco de osteoporose, em parte porque as drogas anti-rejeição também interferem com o processo de reconstrução óssea.
  • Teve uma queda nos níveis hormonais. Além da queda natural dos hormônios que ocorre após a menopausa, o estrogênio das mulheres também pode cair durante certos tratamentos de câncer. Alguns tratamentos para o câncer de próstata podem reduzir os níveis de testosterona nos homens. Baixos níveis de hormônios sexuais podem enfraquecer os ossos.